sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Plasma com 42 anos de vida útil



A Panasonic informou que a sua nova linha 2008 de televisores HDTV de plasma da série Viera, 1080p, foram desenvolvidos para durarem, ao menos, 100.000 horas antes de chegarem à metade de seu brilho original.
A afirmação é baseada na média que os televisores americanos permanecem ligados por dia: 6,5 horas. Com essa estatística em mãos, a
empresa garantiu que os seus produtos exibiriam boas imagens durante 42 anos, antes de chegar à metade de emissão do brilho original.
“Tem havido muita desinformação sobre os televisores HDTV de plasma, a respeito de sua longevidade, e gostaríamos de esclarecer que estamos estabelecendo um recorde de durabilidade” afirmou Robert Perry, vice-presidente sênior da área de displays da Panasonic. “Confirmar isso é muito simples. Basta ligar um de nossos televisores e aguardar 100.000 horas antes que o brilho chegue à metade do original”.
A Panasonic citou uma recente pesquisa feita pela J.D. Power e pela Market Force, nos Estados Unidos, cujos resultados mostram que a desinformação do mercado se deve principalmente à falta de conhecimento dos vendedores das lojas “que ainda não perceberam os últimos avanços da tecnologia plasma e continuam enaltecendo o LCD”.
Além da linha 1080p, a Panasonic também divulga sua série de
televisores plasma 720p, com vida útil de 60.000 horas ou 25 anos utilizando-se 6 horas e meia por dia.
Fonte: Twice

Treo Pro concorre com iPhone 3G e Blackberry Bold


O novo smartphone Palm Treo Pro, voltado para usuários corporativos, foi lançado pela Palm nesta quinta-feira, 21 de agosto. O aparelho opera em redes 3G e roda o sistema operacional Windows Mobile.
Entre suas características, o Treo Pro conta com display de 320 x 320 pixel, teclado QWERTY, botões de atalho para acesso ao calendário e e-mail. Além disso, há um adaptador Wi-Fi 802.11 bg, Bluetooth e GPS inclusos.
O Windows Mobile 6.1 está ligado ao Microsoft System Center Mobile Device Manage (MDM), aplicativo que ajuda as empresas no gerenciamento e configuração dos dispositivos.
O aparelho será vendido desbloqueado, nos Estados Unidos, em dezembro. Ainda não há acordo com operadoras no país. Em outros países, o modelo também será lançado desbloqueado e junto a algumas operadoras, em versão bloqueada. Os usuários podem usar um SIM card próprio no smartphone.
O Treo Pro possui preço sugerido de 549 reais, e pretende concorrer com o iPhone 3G e o Blackberry Bold.

Anatel exibe dados de usuários na web



Que muitas pessoas já tiveram dificuldade para cancelar algum serviço terceirizado, como uma conta telefônica ou um provedor de internet, ninguém duvida. E uma alternativa para tentar fazer o processo acelerar, é abrir um protocolo junto à Anatel. Entretanto, ao fazê-lo, o cidadão fica com os dados cadastrados no site da agência totalmente expostos.
Endereço, CPF, e-mail, telefone, além do histórico do processo ficam disponíveis para qualquer pessoa que acessar a página, pois os chamados são abertos ao
público. Além disso, o login para o site da Anatel é uma combinação de e-mail e CPF, que já estão expostos no site.
Ao que parece, a agência parece estar tomando providências para corrigir a situação, pois os links que exibiam os dados dos usuários passaram a mostrar a mensagem "Em manutenção"
Fonte: iMasters

NASA leva software brasileiro à Lua


O software de gerenciamento de pesquisas de mercado QuestManager, da empresa brasileira DomusTec, será levado à Lua como parte da promoção 'Mande o seu nome para a Lua', realizada pela Nasa e encerrada no final de julho.
O programa é um dos milhares de nomes de produtos que serão inseridos num chip para viajar em outubro com a missão LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) - cujo objetivo é identificar locais de pouso e recursos naturais do satélite da Terra - e permanecer em órbita por muitos anos.
O QuestManager é um programa que funciona 100% por meio da Internet. Ele permite estudos quantitativos de mercado criando perguntas e respostas para questionários e apresenta como um dos principais diferenciais o suporte a conteúdos
multimídia, que dão ao entrevistado a chance de interagir com as questões antes de respondê-las.
De acordo com Guilherme Cerqueira, diretor de marketing e vendas da DomusTec, o software é marcado pela facilidade de uso, uma vez que, planejado para servir aos
usuários totalmente via Internet, elimina a necessidade de instalação de programas nas máquinas dos clientes e dá às empresas a liberdade para aplicar o questionário a qualquer hora.
O produto pode ser aplicado em call centers, disparo de e-mails, sites, dispositivos móveis, quiosques e ainda abre caminhos para projetos de pesquisa em papel.
Segundo a assessoria de imprensa da DomusTec, o QuestManager é um dos nomes que viajarão junto com a sonda, mas não existe nenhuma parceria ou acordo envolvendo o produto entre a empresa e a Nasa. As informações são do Terra Tecnologia.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

BlackBerry Bold chega ao Brasil


Nesta quarta-feira, 20, a Research In Motion (RIM) apresentou o novo smartphone BlackBerry Bold ao mercado brasileiro, com comercialização prevista para o final de agosto.
O Bold é o primeiro smartphone BlackBerry compatível com redes de alta velocidade tri-band HSDPA em todo o mundo e incorpora GPS e Wi-Fi, assim como um amplo leque de funções multimídia. O dispositivo também apresenta teclado QWERTY.
O dispositivo da RIM suporta uma rede tri-band HSDPA, conectividade Wi-fi (802.11a/b/g) com o novo processador de dados móveis de última geração 624 MHz mobile, que facilita e encurta o tempo de download de anexos de email, vídeo ou interpretação de páginas Web.
Além disso, inclui 128 MB Flash de memória e 1 GB de memória para armazenamento, slot-card, facilmente acessível na parte lateral do dispositivo, para cartões microSD/SDHC.
Em termos de aplicações, o BlackBerry Bold incorpora as funções de telefone, email, mensagens, agenda e browser de internet. O seu sistema operacional oferece compatibilidade com milhares de aplicações profissionais, tornando cada vez mais fácil ao usuário estar conectado, entretido e extrair maior
produtividade do seu trabalho. Com o Bold, os usuários podem falar ao telefone enquanto recebem ou enviam mensagens e fazer downloads de documentos Word, Excel ou PowerPoint e editá-los diretamente usando o software DataViz Documents to Go.

Descoberta nova falha no Windows


Uma nova vulnerabilidade descoberta no sistema operacional Windows, da Microsoft, foi recentemente notificada, mas não tem previsão de correção.
Segundo o site heise Security, a falha está no
arquivo nslookup.exe, uma ferramenta administrativa que testa e soluciona problemas em servidores DNS e permitiria a um hacker executar código remotamente.
Acredita-se que a falha já vinha sendo explorada por hackers e afeta
usuários das versões 98, 2000, NT 4.0 e XP do sistema operacional da Microsoft, informou o site de segurança Security Focus, que descobriu e notificou o problema à Microsoft.
O Microsoft Security Response Team afirmou estar investigando o bug, mas não ofereceu qualquer previsão de correção.

Intel e Yahoo querem levar recursos da web à TV



Depois de anos de largadas falsas em seus esforços de levar a web aos televisores, o Yahoo anunciou na quarta-feira, 20, que está cooperando com a Intel para integrar canais de internet à programação da TV.
A empresa de internet e a maior fabricante mundial de chips estão trabalhando no que chamam de "Canal Widgets", que permitirá aos telespectadores interagirem e assistirem a uma série de widgets dinâmicos de TV -- pequenos aplicativos que rodam na web e complementam programas tradicionais.
Os widgets aparecerão no canto da tela de TV e trabalharão de forma parecida com as janelas do sistema picture-in-picture disponíveis nos
televisores mais avançados.
As pequenas janelas permitirão que os telespectadores conversem ou troquem e-mails com amigos, assistam a vídeos, acompanhem ações ou placares esportivos ou se mantenham atualizados e termos de notícias e
informações meteorológicas. Tudo com o uso do controle remoto do televisor.

Processadores
Os serviços widgets de TV estão sendo desenvolvidos para operar com uma nova classe de chip Intel para bens de consumo eletrônico, que permite imagens de
alta definição, áudio com qualidade de home theater, recursos gráficos tridimensionais e a fusão de recursos de internet e televisão.
Os aparelhos baseados no chip Intel CE3100 devem chegar ao mercado no primeiro semestre de 2009, anunciou a fabricante. A Comcast, maior operadora de cabos dos Estados Unidos, divulgou em comunicado separado, também em parceria com a Intel, que planejava oferecer widgets a partir do ano que vem, em televisores, decodificadores e outros aparelhos conectados a eles.
"A TV mudará fundamentalmente a maneira pela qual falamos sobre, imaginamos e experimentamos a internet", afirmou Eric Kim, vice-presidente sênior da Intel e gerente geral de seu grupo digital doméstico, no comunicado conjunto com o Yahoo.
A Intel exibiu a nova estrutura de software para os televisores e aparelhos integrados a televisores que usarão seus chips em sua conferência anual de programadores, realizada nesta semana em San Francisco.
Fonte: Reuters

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Motorola deve crescer 50% em vendas de scanners


Segundo informações divulgadas pela Motorola, a área de Mobilidade Corporativa da empresa pretende crescer 50% na venda de scanners em 2008. Essa meta faz parte da estratégia da companhia para consolidar sua liderança no mercado de scanners e leitores de código de barras.
Com 20% de participação no total de vendas da área de Mobilidade Corporativa, a linha de scanners da Motorola conta atualmente com mais de 20 modelos, entre terminais portáteis e fixos, que atendem aos mercados de indústria e varejo. Como parte da estratégia de crescimento, a companhia também prepara uma forte campanha de incentivo e treinamento para sua rede de revendas e parceiros de negócios.

SP ganha produtora de games



Nesta terça-feira, 19, a Interzone, produtora norte-americana de games, inaugurou seu estúdio brasileiro, com sede em São Paulo, e anunciou o lançamento do "Interzone futebol", jogo on-line que pretende reunir 11 pessoas de cada lado do gramado virtual.
Partidas on-line do jogo 'Interzone futebol' terão 11 pessoas de cada lado. Jogador vai poder escolher entre ser goleiro, defensor ou atacante
O jogo não tem data de lançamento definida, mas deve ganhar versão definitiva até o final do ano. "Interzone futebol" será gratuito, mas terá venda de acessórios virtuais, como chuteiras, para melhorar o desempenho dos atletas.
Candidatos ao período de testes podem se cadastrar no site http://www.interzonefutebol.com para ter uma chance de jogar antes do lançamento. O game é baseado no modelo dos MMOs (massively multiplayer online), jogos on-line para múltiplos jogadores simultâneos, e terá recursos como lista de amigos, fóruns de discussão e campeonatos.
Uma representação virtual da praia de Ipanema será o ponto de encontro dos jogadores antes dos jogos. Ali eles poderão se comunicar e formar os times. Cada jogador vai escolher sua posição - goleiro, defensor ou atacante - e deverá respeitar as regras oficiais do futebol, seguidas à risca pelo juiz virtual.
A empresa pretende se expandir, e está aceitando currículos. Segundo ele, um dos objetivos é "conquistar o tempo livre do jogador", em um país com 40 milhões de internautas e aproximadamente 10 milhões de jogadores on-line.
Segundo a própria empresa, a vinda da Interzone ao Brasil pretende colocar o país no
mapa internacional da indústria de games. Em 2008, esta é a segunda inauguração de um estúdio de produtora internacional no Brasil. Em junho, a produtora Ubisoft anunciou a abertura de um escritório de produção de games na cidade de São Paulo.

Está na rede o blog para Windows 7


Com o título de "Engineering Windows 7" (na tradução, algo como "Projetando o Windows 7"), o blog voltado para o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 7, visa criar discussões a respeito do design do novo sistema, uma aproximação diferente da realizada até hoje pela Microsoft com os seus sistemas operacionais.
No comando do blog, Jon DeVaan e Steven Sinofsky, dois gerentes de engenharia sênior do produto, conforme noticiou o site The Inquirer. A dupla admitiu ter aprendido lições sobre o que pode ou não ser revelado e prometeu não criar falsas expectativas anunciando recursos que não possam ser desenvolvidos a tempo do
lançamento final.
Segundo o site Gizmodo, a primeira demonstração do sistema acontecerá na Professional Developers Conference, que acontece entre 27 e 30 de outubro em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O Windows 7 também será mostrado na Windows
Hardware Engineering Conference, entre 5 e 7 de novembro.

Oi incentiva celular sem bloqueio



Em meio a uma ação da Claro contra campanhas de desbloqueio de celulares, a Oi lançou, no último fim de semana, uma ousada campanha em São Paulo, onde iniciará suas operações em outubro. Mesmo sem ter inaugurado sua rede no Estado, a Oi colocou para rodar, no interior paulista, vans oferecendo à população o desbloqueio gratuito dos celulares que funcionam com chips de concorrentes.
Também fará o desbloqueio em 20 quiosques localizados em estações de metrô e terminais rodoviários na capital.
A defesa ao desbloqueio já produziu reação na Claro, que ajuizou em São Paulo, no início de julho, uma ação contra a veiculação de campanhas favoráveis à iniciativa. A ação não foi movida contra a Oi, embora a operadora tenha enviado nota à imprensa para comunicar que a Claro conseguiu tirar do ar o site do Movimento Bloqueio Não, que possui mais de 1,5 milhão de adesões.
A greve dos Correios atrasou as remessas das notificações, que só foram expedidas e tornadas públicas recentemente. A ADN, empresa de serviços de
tecnologia da informação, comunicou que está recorrendo da liminar obtida pela Claro, alegando estar em defesa dos consumidores e do Movimento Bloqueio Não.
Em comunicado, a Oi afirma que a estratégia da Claro é contrária à sua. "A Claro prende seus clientes através de contratos que vinculam serviço ao aparelho. Além de prender seus clientes pós-pagos, a operadora criou contratos para clientes pré-pagos ficarem vinculados a ela, o que fere por completo a lógica deste serviço", disse.
A Claro atribui a reação da Oi à derrota sofrida na Justiça, que "entendeu que a Claro age dentro da legislação brasileira, ao contrário do que acontece com a Oi", segundo a assessoria de imprensa da empresa. Para a empresa, a Oi incentiva descumprimento de regras da Anatel, que permite bloquear por, no máximo, um ano os aparelhos que forem subsidiados e vendidos por preços inferiores aos praticados no mercado. Ao fim do prazo de carência, a operadora deve fazer o desbloqueio dos aparelhos sem custo ao
usuário, conforme o novo regulamento, em vigor desde o começo do ano.
A diretora de Comunicação com o Mercado da Oi, Flavia Da Justa, diz que entidades de defesa do consumidor e alguns ministérios públicos estaduais estão do lado da operadora na luta pelo desbloqueio. Questionada sobre a política de desbloqueio adotada pela Oi, a TIM disse que esta é "uma decisão que cabe ao cliente e que está de acordo com as normas da Anatel". A Vivo ainda não se pronunciou sobre o assunto. As informações são do O Estado de S. Paulo.

PC de 20 reais chega ao Brasil em 2009



Pesquisadores do MIT (Massachussets Institute of Technology) preparam uma novidade que promete dar o que falar no mercado tecnológico. Trata-se do lançamento de um computador ao preço de US$ 12, ou seja, R$ 20.
A novidade surge com o claro objetivo de impulsionar a inclusão
digital nos países em desenvolvimento. "O PC de 10 dólares possui o objetivo central de levar conhecimento a comunidades mais afastadas que não possui acesso a informação básica", explica Miguel Chaves, um dos pesquisadores envolvido no projeto, em entrevista ao site IDG Now!.
O projeto pretende alcançar tal feito se aproveitando hardwares vendidos na China e na Índia que oferecem teclado, joysticks, pistola e centenas de programas baseados em cartuchos.
Se a idéia soa distante, é bom ficar antenado pois o "US$ 12 TV Computer Project", como foi batizado, deve chegar ao mercado brasileiro em 2009, de acordo com Miguel.
Segundo Miguel, o fato de importar diretamente da China ou Índia e focar o desenvolvimento de programas no Brasil é importante aliado para manter o baixo custo.


Fonte: AD News

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Cientistas criam câmera no formato de olho


Em um estudo publicado na revista Nature, cientistas americanos dizem que desenvolveram uma câmera com o formato de um olho que pode revolucionar a fotografia digital e levar ao desenvolvimento de um olho biônico com um modelo próximo ao do órgão humano. As informações foram divulgadas pela BBC Brasil.
Os pesquisadores dizem que solucionaram o antigo problema de como colocar componentes microeletrônicos em uma superfície curva para imitar a retina no olho humano, sem quebrá-los.
Foi desenvolvido um material que forma uma espécie de malha flexível composta de pequenos quadrados que abrigam fotodetectores e componentes eletrônicos. Os quadrados são interligados por cabos que têm o equivalente a 1/100 da espessura de um fio de cabelo humano.
Os cientistas desenvolveram uma câmera de 2 centímetros de largura com uma única lente e um sistema de detecção de luz côncavo. Segundo os pesquisadores americanos, a tecnologia pode dar ensejo a uma nova geração de câmeras com imagens mais nítidas.
"Os olhos dos animais não são assim (planos), a retina é curva", disse o líder da pesquisa, John Rogers, da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos.
"Esta curvatura permite aos animais verem o mundo sem distorção - ao contrário de imagens produzidas com câmeras, que perdem o foco na periferia."
Sobre a possibilidade de um olho biônico, os pesquisadores afirmam que, para se ligar uma câmera ao cérebro humano para restaurar a visão, são necessárias mais pesquisas.
No futuro, contudo, eles esperam que estas membranas eletrônicas possam ser colocadas em volta de órgãos humanos e usadas para monitorar seu estado de saúde, dizem os cientistas.

sábado, 16 de agosto de 2008

Conversor de R$ 299 chega às lojas


A companhia taiwanesa Proview, no Brasil há dez anos, é a primeira a lançar um "set-top box" com preço considerado popular, o XPS-1000. O conversor de TV digital a R$ 299 --o mais barato até agora-- já está à venda em algumas lojas do país, podendo ser comprado em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Goiânia.
A companhia já prepara o lançamento de outros dois conversores previsto para setembro, com preço sugerido de R$ 249 e R$ 199 --ambos mais simples que o modelo já lançado. Em São Paulo, o XPS-1000 está disponível na rede Ponto Frio.
A TV digital brasileira foi lançada oficialmente em dezembro de 2007. De lá para cá, vem dando dor de cabeça ao governo, à indústria e aos compradores por conta da baixa adesão e dos problemas da implementação do novo sistema.

XPS-1000
O conversor acompanha controle remoto, cabo de vídeo e uma pequena antena. Ele oferece saídas para conexão HDMI 1080i e conta com uma porta de entrada USB que permite a conexão de teclado, com ou sem fio, necessários para navegar na internet ou utilizar recursos de interatividade.
O produto tem porta ethernet LAN (Local Area Network) que permite conexão em alta velocidade à internet para usuários com acesso por banda larga. O XPS-1000 pode ser usado em TVs de LCD, plasma ou tubo. Também é possível usar gravadores de DVD ou sistemas de home-theater 5.1.

Wal-Mart investe R$ 1,8 bi no Brasil


Em audiência realizada com o presidente Lula na última quarta-feira, 13, em Brasília, a rede Wal-Mart anunciou investimentos para o mercado brasileiro. A empresa divulgou que aplicará entre 1,6 e R$ 1,8 bilhão no mercado nacional, além de abrir mais 80 ou 90 novas lojas. A rede espera gerar mais de 9 mil empregos em 2009 com a expansão.

Mercado de classificados online gratuitos
A rede, maior varejista do mundo, resolveu entrar no mercado de classificados grátis na internet dos EUA. O site Walmart.com lançou o serviço no final de maio, em modo beta. Segundo um porta-voz do Wal-Mart, os classificados gratuitos vão oferecer grande variedade de produtos e serviços, a maioria não disponível nas lojas do próprio Wal-Mart.

EA quer levar jogo Spore à TV e ao cinema


A empresa de videogame EA (Electronic Arts) anunciou que pretende licenciar para TV e para o cinema os direitos do seu jogo Spore, como forma de incrementar as vendas. A informação foi divulgada pelo desinger de jogos Will Wright à Reuters.
O Spore, criado por Wright, é um dos lançamentos mais aguardados na área de games. Com lançamento previsto para 7 de setembro, ele permite que os jogadores criem impérios e civilizações entre galáxias.
A norte-americana EA, responsável por jogos de grande sucesso como The Sims e Need for Speed, disputa com a Activision Blizzard o título de maior produtora de videogames do mundo.
A companhia está em meio a uma oferta de compra hostil da rival menor Take-Two Interactive Software. "Com o Spore, estamos olhando para além do espaço dos jogos de computador, como TV, cinema, etc. Estamos basicamente lançando as sementes para espalhar o Spore a um universo de pessoas muito maior que qualquer outro game", disse Wright.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Yashica retorna ao Brasil com câmera de 8,2 MP


Depois de um ano e meio sem ser comercializada no País, a Yashica retorna ao mercado brasileiro com o lançamento de uma câmera digital de 8,2 megapixels.
A tradicional marca japonesa de câmeras fotográficas escolheu o modelo EZ 8032 para iniciar sua retomada de crescimento no mercado nacional, que era de aproximadamente 15% quando a operação foi interrompida no Brasil.
Segundo Alencar Gomes, do Grupo FTG - responsável pelo relançamento da marca no Brasil - a meta da companhia é encerrar 2009 posicionada entre as maiores do segmento.
"Em pouco mais de um ano queremos alcançar, no mínimo, os mesmos 15% que detínhamos do mercado brasileiro. Para que isso aconteça, adotaremos uma postura agressiva, lançando nesse período cerca de 10 modelos de câmeras", diz Alencar.
As câmeras Yashica estarão disponíveis no mercado a partir de setembro.

Android deve chegar 1º para a T-Mobile


Segundo o New York Times, a T-Mobile, da Deutsche Telekom, será a primeira operadora a oferecer um telefone móvel baseado no Android, software do Google.
O telefone, que será fabricado pela líder mundial do setor de telefones inteligentes (smartphone) High Tech Computer, deve desafiar o iPhone da Apple assim como outros smartphones que usam softwares da Palm, Research in Motion, Microsoft e Nokia Oyj.
O aparelho deve começar a ser vendido nos Estados Unidos antes do Natal, talvez já em outubro, informou o jornal.
Em novembro, o Google apresentou o Android, sistema de software de criação de ferramentas para aparelhos móveis, em uma ação que a empresa alega que ajudará a indústria de celulares a fazer com que a Internet funcione em telefones da mesma forma como funciona em computadores.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

“Grand Theft Auto IV” no PC



Especulada há algum tempo, a versão para computador do game “Grand Theft Auto (GTA) IV” sairá para PC em novembro nos Estados Unidos. A informação foi confirmada no último dia 6, pela Rockstar Games.
O jogo sairá precisamente no dia 18 de novembro nos Estados Unidos e dia 21 do mesmo mês na Europa. "Estamos muito entusiasmados em lançar a versão para PC de ‘Grand Theft Auto IV’", disse o chefe do estúdio, Sam Houser.
Já estão confirmadas melhorias no modo multiplayer on line do game, mas a produtora ainda não especificou detalhes.

Chip da Infineon causa falhas do iPhone



Em informação divulgada nesta quinta-feira, 14, pela Reuters, a causa de um problema do iPhone, que provoca o encerramento abrupto de chamadas e exibe links inesperados, pode ser um chip da Infineon.
A revista BusinessWeek também publicou em seu site que o iPhone está apresentando falhas provocadas pelo chip da Infineon, e que a Apple planeja corrigi-las com uma atualização do software.
Usuários do celular da Apple no mundo todo têm se queixado, em blogs e websites, de que a velocidade de acesso à internet pelo aparelho está abaixo da estipulada pelo padrão de terceira geração (3G).
De acordo com a BusinessWeek, a tecnologia do chipset da Infineon é “muito recente e não foi testada em grandes volumes fora do laboratório”.
Fonte: Reuters

Apple vale mais que Google



Com aumento de 1,45% em suas ações, que agora valem 179,30 dólares, a Apple ultrapassou o Google em valor de mercado nesta quarta-feira, 13, atingindo capitalização de 158,84 bilhões de dólares dentro da bolsa eletrônica Nasdaq.
Após queda de 0,51% nos seus papéis, avaliados exatamente em 500 dólares, o buscador viu valor de mercado diminuir levemente para 157,23 bilhões de dólares nesta quarta.
Com seu novo valor de mercado, a Apple passa a ser a empresa com segunda maior capitalização no mercado de tecnologia - a Microsoft lidera o ranking, avaliada em 254,8 bilhões de dólares após suas ações fecharem a 27,91 dólares nesta quarta, queda de 0,75% em relação ao dia anterior.
A mudança de postos explicita situações contrárias que as duas empresas vêm vivendo nos últimos meses - enquanto a Apple vê sua capitalização aumentar baseada na sua estratégia baseada nos negócios de iPod, iPhone e Macs, o Google sente os desdobramentos da queda nas suas ações.
Em agosto de 2007, as ações da Apple valiam 127,8 dólares. Após queda decorrente dos resultados do segundo trimestre abaixo das expectativas de Wall Street, a cotação dos papéis da empres voltaram a subir a partir de abril com o
sucesso do iPhone e os boatos sobre sua versão 3G, anunciada em junho.
Nem novo balanço abaixo das projeções de analistas e acionistas foi suficiente para compensar o sucesso do lançamento do iPhone 3G nos Estados Unidos e em diversos mercados ao redor do planeta - nos 12 meses acumulados, os papéis da empresa sofreram valorização de 40%.
No sentido contrário, o Google atingiu o ápice no valor das suas ações em novembro de 2007, quando valiam 741 dólares, mas, de lá para cá, sofreu com a instabilidade da sua capitalização.
Os papéis se valorizaram mais de duzentos dólares a partir dos 515 dólares registrados em agosto de 2007 em apenas três meses. Nos meses seguintes, contudo, a desvalorização foi iniciada, se acentuando a partir de fevereiro, com as negociações frustradas entre Microsoft e Yahoo.
Nos dozes meses acumulados, os papéis do Google se desvalorizaram 3%. Ao se considerar o ápice do valor dos papéis, no entanto, a queda é de 33% em apenas dez meses.
Cálculos do blog TechCrunch estimam que, desde o início do "mergulho" de suas ações, o Google perdeu cerca de 100 bilhões de dólares em valor de mercado, duas vezes a capitalização do seu principal rival em buscas, o Yahoo.

Fonte: IDG Now!

Embratel cria Internet para classe C



A Embratel vai oferecer uma opção de conexão de internet pelo telefone para usuários novos de PCs por R$ 39,90. De acordo com informações da companhia, essa é uma oportunidade de atingir a classe C, que está conseguindo comprar seu primeiro computador por meio de incentivos do governo.
A empresa utilizou uma rede de transmissão de dados móveis que pertenceu à Vésper, que foi comprada pela Embratel no fim de 2004. A Vésper tinha licenças para operar nas regiões da Telefônica, em São Paulo, e da Oi.
Com velocidade média de 144kbps, a internet oferecida será três vezes mais rápida do que por linha discada. O pacote, chamado Livre.com, começará a ser vendido em 20 dias nas regionais da Oi, menos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nesses lugares, a idéia é que em quatro meses os pacotes estejam disponíveis para contratação.

Fonte: AD News

Telefônica apresenta TV em 3D


A companhia de telefonia fixa Telefônica deve testar, ainda neste ano, um serviço de TV em três dimensões na capital paulista. De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, o sistema será experimentado no bairro dos Jardins (zona oeste), que já possui fibra óptica.
O produto foi exibido no estande da empresa no congresso da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), que terminou nesta quarta-feira, 13 de agosto. O telespectador recebe as imagens via IPTV (TV na internet) --na Espanha, o serviço se chama Imagenio 3D.
O produto permite ver imagens 3D sem necessidade de óculos. A TV exibe relevo e profundidade, dando a sensação de estar imerso no program.
Para poder receber a programação, o usuário precisará de um aparelho televisor especial --na ABTA, a empresa exibiu o sistema em uma TV da Philips com tecnologia "3D auto-estereoscópica".

Firefox 3.1 beta chega dia 19 de agosto



A Fundação Mozilla anunciou que pretende lançar a versão beta de seu navegador Firefox 3.1 em 19 de agosto, embora a data possa ser alterada.
Na versão 3.1, será acrescentado suporte a HTML 5, que dará ao software capacidade de reprodução de tags HTML de áudio e vídeo, bem como integração aos codecs de áudio e vídeo Ogg Vorbis e Ogg Theora.
A Mozilla também trabalha em uma versão portátil do Firefox e começa a divulgar seus planos para seu próximo navegador, de codinome Aurora, pedindo ajuda dos internautas.
O Firefox 3.0, lançado em sua versão final em junho, recebeu mais de oito milhões de downloads em sua primeira hora disponível e até o dia 2 de julho havia sido baixado mais de 28 milhões de vezes, sendo destas quase 600 mil só no Brasil.

Fonte: Geek

Intel desiste da marca Centrino Atom


Após cinco meses, a Intel desistiu da marca Centrino Atom, optando pelo uso apenas do nome Atom como parte da sua linha de produtos. "Basicamente, estamos simplificando nossos esforços ao redor de Atom para uma marca única para equipamentos de internet", afirmou o porta-voz da companhia em Cingapura, Nick Jacobs.
Centrino Atom era o nome dado ao pacote de chip chamado anteriormente de Menlow, que inclui o processador Atom e um chipset com único chip. O pacote foi criado para pequenos e médios computadores que a Intel chama de aparelhos móveis de internet (da sigla em inglês, MID).
Mas o segmento de mercado está andando em passo lento, com apenas uma pequena parcela de aparelhos chegando ao mercado desde que a Intel lançou o Centrino Atom no seu evento Intel Developer Forum no começo do ano.
A marca Centrino Atom estava confundindo alguns observadores de mercado. A marca Centrino é relacionada com laptops, mas portáteis com Atom - conhecidos também como ultraportáteis - não podiam usar o nome Centrino Atom já que usam uma versão diferente do processador e o tradicional chipset com dois chips.
Fabricantes de hardware foram notificados da mudança e MIDs terão suas marcas alteradas.
A mudança vem enquanto a Intel se prepara para lançar a marca Core para sua futura linha Nehalem de chips, eventualmente substituindo o nome Core 2 usado nos processadores topo de linha da empresa.

No-breaks, preciosos na hora de proteger seu PC

Eles podem manter o computador ligado por minutos ou horas em caso de falta de energia.

Você sabia que seu computador pode ser danificado caso a tensão elétrica da rede seja muito diferente do que aquela para qual foi projetado? Para proteger seu PC desses problemas, existem no mercado equipamentos como estabilizadores e No-Breaks. Mas você saberia dizer qual é a função de cada um desses aparelhos? Assista à matéria que o Olhar Digital preparou e aprenda sobre essas duas peças tão importantes na proteção de seu computador.

Selecione o formato apropriado
Para melhor performance do vídeo, selecione um dos formatos abaixo:

Celular lê impressões digitais



A Lenovo lançou o primeiro telefone celular com leitor biométrico incorporado. A leitura de impressões digitais serve para bloquear o celular a fim de evitar roubo de informações como, por exemplo, a lista de contatos.
A tecnologia, desenvolvida pela empresa Atrua Technologies, reconhece as digitais com precisão e consome menos energia do que soluções biométricas similares às utilizadas para PCs, afirma a fabricante.
O sistema de reconhecimento é utilizado principalmente para proteger dados importantes como as gravações de ligações, mensagens de texto, histórico de ligações e agenda de contatos, conta o site TMCnet.
Além desta novidade, o modelo P960 também oferece um serviço que grava ligações recebidas a partir de um dado número - função interessante para espiões, detetives, agentes do FBI ou até mesmo para o consumidor comum, satiriza o site Engadget.
Informações sobre preço ou venda do aparelho ainda não foram divulgadas.

EA anuncia minigames com celebridades



O que aconteceria se Fergie, do Black Eyed Peas, e a roqueira Avril Lavigne disputassem uma partida de vôlei de praia? E numa competição de arco-e-flecha entre o ex-boxeador Sugar Ray Leonard e a ex-jogadora de futebol Mia Hamm, quem sairia vencedor? Essas e outras disputas amalucadas podem ser realizadas com "Celebrity Sports Showdown", novo game da Electronic Arts para o Wii.
Trata-se de uma coletânea de jogos simples com temáticas esportivas, trazendo celebridades e esportistas como personagens, modelados num estilo que lembra os avatares Miis.
São dez famosos e famosas para escolher. Além dos nomes citados anteriormente, ainda tem Keith Urban, Nelly Furtado e Kristi Yamaguchi, entre outros. O game conta com 12 modalidades esportivas, incluindo canoagem, esqui, queimada e badminton. Os controles serão simples, usando gestos com o Wii Remote.
"Celebrity Sports Showdown" está previsto para sair nos Estados Unidos no final de ano, por US$ 40.

Fonte: UOL Tecnologia

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Google Brasil sob nova direção



O Google informou nesta terça-feira, 12, que o executivo Alex Dias vai assumir a presidência da empresa no Brasil, em substituição a Alexandre Hohagen, que ocupava o cargo desde 2005. Dias trabalhava há seis anos na DirecTV e atualmente era presidente da companhia para a Argentina e o Uruguai.
A troca de comando ocorre em razão da promoção de Hohagen a diretor-executivo do Google para a América Latina. Ele será responsável pelas operações na empresa em toda a região, em substituição a Daniel Alegre, que assume o cargo de vice-presidente na Ásia.
Com isso, as operações do Google na América Latina deixam Mountain View, na Califórnia, e passam a ser controladas de São Paulo. Segundo o Google, a empresa mantém a estratégia de descentralizar a administração de alguns produtos, para facilitar a interação com os consumidores.
Hohagen está no Google desde 2005, quando a empresa ainda montava a operação no país. Neste ano, ele teve de comparecer duas vezes à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pedofilia no Senado, para explicar as denúncias de crimes no Orkut.
Senadores ameaçavam fechar o portal no Brasil, caso a empresa não se comprometesse em combater esse tipo de prática.
Fonte: Folha Online

Anatel libera iPhone no Brasil



Nesta terça-feira, 12, a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, divulgou em seu site a autorização oficial para a venda do iPhone no Brasil. A agência reguladora homologou o uso do telefone nas redes celulares brasileiras. Três operadoras pretendem disponibilizar o aparelho para vendas até o Natal.
De acordo com informações divulgadas no site G1, a Vivo vai se
beneficiar de um acordo fechado por uma de suas sócias, a Telefônica, para comercializar o modelo em 16 países da América Latina, conforme divulgação feita no dia do lançamento do iPhone. O produto chega às lojas da maior operadora de celular do país no segundo semestre, mas isso deve significar algo mais próximo do Natal do que do Dia dos Pais, segundo fontes próximas à companhia.
A Claro, cuja controladora América Móvil foi a primeira a divulgar acordo com a Apple para a América Latina, no início de maio, informou que a operadora terá o modelo 3G do aparelho no país, mas, por enquanto, disse não ter mais informações sobre a chegada do celular ao Brasil, como datas e preços.
Já a TIM informou estar negociando com a Apple a vinda do produto ao país. Segundo a operadora, o fato de sua controladora Telecom Italia já ter acertado a venda do aparelho em seu país de origem poderá facilitar as negociações.
A Oi, por sua vez, que espera autorização dos órgãos reguladores para assumir o controle da Brasil Telecom, ainda não tem acertos com a Apple. Ela informou, através de um comunicado, que "a Oi tem interesse em comercializar o iPhone em suas lojas, desde que o modelo de negócio seja adequado a esta estratégia, que é reflexo de um movimento popular".
O equipamento é vendido nos Estados Unidos por preços a partir de US$ 199 - metade do valor da versão anterior. O iPhone 3G, segunda geração do aparelho, foi lançado oficialmente no dia 11 de junho.

Fonte: G1 Tecnologia

Por que os LEDs estão em alta?



O que antes era visto somente como luz de indicação em aparelhos eletrônicos, hoje é a grande aposta no setor luminotécnico, no qual as inovações tecnológicas surgem a cada instante. No século XXI, os LEDs, diodos emissores de luz, estarão na mira dos consumidores que desejam produtos de alta qualidade, por isso a aplicação desses pequenos pontos de luz é cada vez mais procurada por serem flexíveis e econômicos.
São inúmeros os atributos que os LEDs possuem e, entre eles, está o fato da variação de cores, diferentemente do que ocorre com as lâmpadas incandescentes. Isso depende do material utilizado em sua composição e varia entre vermelha, amarela, verde e azul. A luz branca pode ser produzida por meio da mistura das cores azul, verde e vermelha ou ainda do LED azul com fósforo amarelo.
Nos dias atuais, existem módulos que são constituídos por um arranjo de LEDs individuais, montados em uma placa de circuito impresso, com componentes ativos e passivos. Além disso, existem módulos com placas flexíveis que permitem a montagem em perfis e contornos, adequando-se ao
sistema arquitetônico do cliente, o que é muito importante, pois a tendência é que se realizem projetos personalizados, com formatos e cores diferentes.
Graças a sua variedade de tonalidades, tamanho reduzido e flexibilidade, os módulos tornaram-se uma das preferências dos arquitetos e lighting designers, que passaram a dispor de um novo recurso. Capaz de proporcionar concepções de iluminação mais eficientes, funcionais e artísticas, a novidade permite por em prática idéias que antes só ficavam nas pranchetas.
A decoração de ambientes terá cada vez mais a presença dos LEDs, um recurso inovador em muitos sentidos. Seja para residência, estabelecimentos comerciais ou
escritórios as luminárias que utilizam LEDs, fazem a diferença pelo design e pela economia que proporcionam.


Tetxo de: José Guilherme Sartori, gerente de vendas da OSRAM, empresa especializada em iluminação.

Samsung traz 4ª geração do Blu-Ray


A Samsung lança a quarta geração de tocadores Blu-Ray no Brasil. O modelo BD-P1500 conta com memória interna e avançados recursos de interatividade.
“Ao trazer para o Brasil a quarta geração do Blu-Ray, a Samsung demonstra o seu comprometimento com a
inovação e antecipação de novas tecnologias para o mercado nacional”, afirma Eduardo Mello, diretor da divisão de Eletrônicos de Consumo da Samsung. “O aumento significativo nas vendas de TVs de alta-definição impulsiona naturalmente a demanda por equipamentos como este, que permitem ao usuário usufruir ao máximo dos benefícios proporcionados pela tecnologia Full HD”, completa o executivo.
Capaz de exibir som e imagens com a máxima resolução existente no mercado (1920x1080p), o
player tem entre os seus principais recursos de interatividade, as tecnologias “BD Live Ready” e PIP (Picture in Picture), em que o usuário tem acesso a funções extras dos discos enquanto assiste ao filme, realizando duas atividades ao mesmo tempo.
O aparelho conta ainda com memória interna de 256MB e jogos (BD-j). Além disso, outros programas podem ser armazenados internamente dando maior comodidade ao consumidor, que pode acessar seus conteúdos prediletos a qualquer momento.
Seguindo a tendência por equipamentos convergentes, o BD-P1500 é compatível com diferentes tipos de mídia (BD, DVD e CD) e reproduz DVDs convencionais em diferentes resoluções – 720p, 1080i e 1080p. Os discos Blu-Ray possuem as versões single layer, com capacidade de armazenamento de 25GB, e dual layer, com até 50GB – entre 5 e 10 vezes maior com relação aos discos DVD.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Canais pagos em HD serão cobrados

Em debate sobre conteúdos em alta definição, que aconteceu nesta segunda-feira, 11, na ABTA 2008, foi divulgado que, embora os canais em alta definição sejam oferecidos sem custo adicional aos assinantes de TV paga neste primeiro momento, este modelo pode não durar muito na televisão por assinatura.
Segundo João Mesquita, diretor do Telecine, a conta para o operador é sempre maior do que para o programador e, no futuro, deve ser recompensada. "No caso do Globosat HD, o grande investimento foi da Net", disse.
Ele torce ainda para que outros canais surjam em breve, para que a oferta de pacotes em alta definição possa se viabilizar. "Espero que venham mais canais HD, porque, por enquanto, só há gastos", afirmou. Ele confirmou os planos de ter um canal em HD em breve, mas disse que é um investimento que está sendo feito porque o momento exige.
"Se fosse só pela nossa vontade, acho que poderíamos esperar mais um pouco para ter canais em HD no Brasil, mas quem decide é o mercado", disse. Ele lembra também que canais em qualidade tradicionais precisam continuar recebendo investimentos, porque este é o principal negócio dos programadores hoje.
Para Gustavo Grossmann León, da HBO, o modelo de negócios mais simples é aquele no qual o assinante paga para ter um conteúdo premium. Neste momento, porém, a HBO ainda oferece um sinal com quatro horas de primetime em alta definição sem cobrar a mais por isso. "Hoje não há custo maior para o operador, mas, mais pra frente, ele será cobrado", disse.
Quem também acredita neste modelo é o diretor de marketing da Sky, Marcelo Miranda. "Uma das certezas é que o conteúdo HD será pago, com pacotes em alta definição". Questionado sobre quem pagaria por esse tipo de serviço, ele diz que aposta nos chamados "early adopters", que estão presentes em todos os serviços.
Para Humberto Candil, diretor do BandNews, os programadores precisam começar a trabalhar desde já com a perspectiva de que a alta definição será uma realidade. "Não dá para esperar que esse investimento se pague imediatamente. É uma realidade que precisa ser encarada já pelos programadores".

Aplicativo de US$ 1 mil para iPhone causa revolta

Quando a Apple anunciou em março que abriria o iPhone a programadores externos de software, prometeu que os aplicativos resultantes ajudariam a criar recursos "espantosos" e "inovadores" que ajudariam a transformar o conceito do celular inteligente.
Na semana passada, foi lançado um aplicativo que transforma o iPhone em um megafone que proclama "I am rich" (eu sou rico). Trata-se do nome de um programa que pode ser baixado e não promete nada mais do que sinalizar ao mundo que seu comprador tem dinheiro suficiente para pagar US$ 1 mil para baixar a imagem de um rubi multifacetado.
Criado pelo programador alemão Armin Heinrich, o software foi desenvolvido basicamente como piada. "Descobri que alguns usuários se queixavam dos preços de aplicativos para iPhone superiores a US$ 0,99", disse Heinrich. "Para mim, era uma forma de arte. Não imaginava que muita gente viesse a comprar, e que surgisse tanto barulho a respeito".
O valor de um bem de consumo dirigido ao mercado de luxo, afinal, é raramente determinado pelo custo das matérias-primas e fabricação, e sim pela percepção de exclusividade que ele gera.
Mas aparentemente o humor desapareceu com a tradução. De acordo com reportagem do Los Angeles Times, oito pessoas compraram o aplicativo, o que valeu US$ 5,6 mil ao criador, dada sua participação de 70% nos lucros. (O resto fica para a Apple.)
Heinrich foi bombardeado por mensagens de e-mail e telefone, "muitas delas insultuosas", segundo ele. "Não me incomodo em devolver o dinheiro. Não queria prejudicar ninguém com meu aplicativo".
A Apple se recusou a comentar, mas no passado havia afirmado que nenhum aplicativo é colocado à venda sem que a empresa o aprove.
Há também um sistema para que o usuário teste um aplicativo antes de comprá-lo, um recurso que poderia ter reduzido ainda mais as vendas do "I am Rich" - talvez para zero.

'Pele eletrônica' para robôs


Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram uma “pele robótica”. A novidade, chamada de e-skin, contém nanotubos de carbono e permitirá que robôs identifiquem o calor e pressão dos objetos, como fazem os humanos. Segundo os especialistas envolvidos no projeto, o material vence limitações dos metais, que conduzem eletricidade, mas não esticam, e da borracha, que não conduz eletricidade de maneira eficiente. Não há previsão para uso comercial da novidade.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Nehalem será chamado de Core i7


A Intel confirmou neste domingo, 10 de agosto, que sua nova microarquitetura de processadores, codinome Nehalem, que irá substituir o atual Penryn será chamado simplesmente de Core i7.
Basicamente, as coisas começaram a ficar confusas e com tendências a piorar desde o lançamento do Core 2 Duo - que significa algo como “processador com tecnologia Core de 2ª geração e dois núcleos”. No seu lugar, os futuros chips Nehalem — incluindo a versão Extreme — serão conhecidos pelo sufixo i7 e terão o nome formal de Intel Core i7 processor. A diferença estará apenas na cor do logotipo.

Pioneer inova com disco ótico de 500 GB



Apenas um mês depois de anunciar um disco de 400 GB, a fabricante Pioneer já coloca em cena um sucessor, agora com 500 GB. Segundo o site Register Hardware, ao contrário do disco anterior, que tinha 16 camadas, a nova mídia agora possui 20 camadas, cada uma com capacidade para armazenamento de 25 GB de dados.Para o gerente de produto da divisão multimídia da Pioneer, Brendan Sheridan, embora os atuais discos Blu-ray - com 25 GB e 50 GB - sejam suficientes para a demanda atual, a popularização de transmissão de alta definição levará à necessidade de um espaço maior para captura de arquivos. A Pioneer resolveu alguns problemas de comunicação entre cada camada e explicou que o método é compatível com a tecnologia Blu-ray, mas deixou claro que "não é" uma evolução dessa tecnologia. No anúncio da mídia anterior, de 400 GB, a compatibilidade entre os padrões gerou grande confusão, com apostas de que a novidade era, de fato, apenas um disco Blu-ray de capacidade superior.De acordo com o site Electronista, a tecnologia não deve ser produzida em massa em menos de quatro anos e nem tem um nome comercial definido.

GMAIL fora do ar


O GMAIL, serviço de e-mails do Google, enfrentou problemas na segunda-feira (11/08). Por cerca de 2 horas, os cerca de vinte milhões de contas tiveram dificuldades de acesso. Ao tentar o login, os usuários encontravam a mensagem Temporary Error 502 - que normalmente está relacionada a erros de acesso a bancos de dados. O Google ainda não ofereceu informações oficiais sobre o problema, mas a situação começou a se normalizar por volta das 19:30h.

Anatel exige portabilidade em setembro


O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, manteve reunião com representantes de todas as operadoras, fixas e móveis, do país na última sexta-feira, 8, quando descartou adiar o início da portabilidade numérica.
A partir de consulta junto às próprias empresas, a Anatel estabeleceu um cronograma onde o início da portabilidade foi marcado para 1o de setembro, em algumas regiões do país, com adoção gradual até que em 10 de março de 2009 o recurso já esteja disponível em todo o Brasil, na área fixa e móvel.
Apesar de terem indicado as datas e as regiões, as operadoras têm solicitado o adiamento do cronograma porque alegam estar enfrentando dificuldades técnicas.
A agência recebeu pedidos formais de adiamento tanto da associação que reúne as operadoras fixas (Abrafix) como da que engloba as celulares (Acel).
Segundo a assessoria de imprensa da Anatel, entretanto, o que os representantes das operadoras ouviram do presidente do órgão é que a Anatel vai ampliar a fiscalização sobre os testes para garantir a manutenção do cronograma.
De acordo com os assessores da Anatel, a agência avalia que parte dos testes assistidos até agora são insatisfatórios do ponto de vista de qualidade e segurança. Mas a Anatel não está disposta a adiar o início do recurso, que vem sendo discutido há cerca de dois anos.
Na primeira etapa, que começa em 1o de setembro, vai ser atendido um contingente de 9 a 10 por cento da planta total de assinantes de telefonia fixa e móvel do país. Serão beneficiados os assinantes dos códigos DDD 14 e 17 (São Paulo), 27 (Espírito Santo), 37 (Minas Gerais), 43 (Paraná), 62 (Goiás), 67 (Mato Grosso do Sul) e 86 (Piauí) neste primeiro momento.
Entre a primeira e a segunda etapa de implantação, há um prazo de 60 dias, já que a nova fase começa em 3 de novembro. Nesse período, as operadoras poderão corrigir possíveis falhas.