quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Intel e Yahoo querem levar recursos da web à TV



Depois de anos de largadas falsas em seus esforços de levar a web aos televisores, o Yahoo anunciou na quarta-feira, 20, que está cooperando com a Intel para integrar canais de internet à programação da TV.
A empresa de internet e a maior fabricante mundial de chips estão trabalhando no que chamam de "Canal Widgets", que permitirá aos telespectadores interagirem e assistirem a uma série de widgets dinâmicos de TV -- pequenos aplicativos que rodam na web e complementam programas tradicionais.
Os widgets aparecerão no canto da tela de TV e trabalharão de forma parecida com as janelas do sistema picture-in-picture disponíveis nos
televisores mais avançados.
As pequenas janelas permitirão que os telespectadores conversem ou troquem e-mails com amigos, assistam a vídeos, acompanhem ações ou placares esportivos ou se mantenham atualizados e termos de notícias e
informações meteorológicas. Tudo com o uso do controle remoto do televisor.

Processadores
Os serviços widgets de TV estão sendo desenvolvidos para operar com uma nova classe de chip Intel para bens de consumo eletrônico, que permite imagens de
alta definição, áudio com qualidade de home theater, recursos gráficos tridimensionais e a fusão de recursos de internet e televisão.
Os aparelhos baseados no chip Intel CE3100 devem chegar ao mercado no primeiro semestre de 2009, anunciou a fabricante. A Comcast, maior operadora de cabos dos Estados Unidos, divulgou em comunicado separado, também em parceria com a Intel, que planejava oferecer widgets a partir do ano que vem, em televisores, decodificadores e outros aparelhos conectados a eles.
"A TV mudará fundamentalmente a maneira pela qual falamos sobre, imaginamos e experimentamos a internet", afirmou Eric Kim, vice-presidente sênior da Intel e gerente geral de seu grupo digital doméstico, no comunicado conjunto com o Yahoo.
A Intel exibiu a nova estrutura de software para os televisores e aparelhos integrados a televisores que usarão seus chips em sua conferência anual de programadores, realizada nesta semana em San Francisco.
Fonte: Reuters