A Sony firmou acordo para comprar a participação de 50 por cento da Bertelsmann na joint venture Sony BMG por cerca de 900 milhões de dólares, pondo fim a uma parceria de quatro anos que nunca sustentou seu objetivo. A informação divulgada pela Reuters traz ainda que a Bertelsmann obterá 300 milhões de dólares em dinheiro no balanço da gravadora, elevando o valor total do acordo para 1,2 bilhão de dólares.
A Sony afirmou em comunicado nesta terça-feira, 5, que agora será chamada de Sony Music Entertainment Inc (SMEI) e será totalmente da Sony Corporation of America. Entre os artistas com contrato com a SMEI incluem Celine Dion, Alicia Keys, Bruce Springsteen, Justin Timberlake, Usher e Jay Chou.
Um porta-voz da Sony em Tóquio afirmou que a fabricante de eletrônicos tem expectativa de que a transação seja concluída até o final do ano, mas se recusou a comentar como o acordo irá afetar os lucros da Sony. A compra ainda precisa ser aprovada por órgãos reguladores.
O presidente-executivo da Bertelsmann, Hartmut Ostrowski, que assumiu o posto em janeiro, começou a se dispor de ativos num esforço para crescer. "Essa medida é consistente com nossa estratégia de crescimento e irá possibilitar que nos concentremos em nossas áreas definidas", afirmou em comunicado.